Topo

O que produz aquele cheiro gostoso de chuva?

Alguns cientistas acreditam que os humanos desenvolveram um gosto pelo cheiro de chuva já que nosssos antepassados dependiam da chuva para sobreviver - Pixabay
Alguns cientistas acreditam que os humanos desenvolveram um gosto pelo cheiro de chuva já que nosssos antepassados dependiam da chuva para sobreviver Imagem: Pixabay

26/07/2017 09h32

O aroma terroso produzido quando a chuva cai no solo ou nas pedras depois de um período de clima seco e quente tem um nome: petricor. Vem da palavra grega "petra", que significa pedra, e "icor", o fluido que corre nas veias dos deuses da mitologia grega.

O nome foi dado por pesquisadores australianos em 1964, que descreveram o aroma como a combinação de óleos produzidos por plantas e o composto orgânico geosmina, que é liberado pelo solo quando chove.

Em 2015, cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) nos Estados Unidos usaram câmeras que gravam em alta velocidade para mostrar como o cheiro da chuva chega ao ar.

Gotas de chuva prendem minúsculas bolhas de ar ao atingir o chão. As bolhas então explodem em um gás, produzindo gotículas líquidas extremamente finas que ficam suspensas no ar como o aerossol de um perfume.

Chuva 2 - Suredo/Weather Watchers - Suredo/Weather Watchers
A rapidez das gotas de chuva na chuva pesada torna mais difícil a produção das bolhas de ar que produzem a petricor
Imagem: Suredo/Weather Watchers

O cheiro é mais forte quando a chuva é fina e quando esta cai sobre solos arenosos ou argilosos. A alta velocidade das gotas na chuva pesada torna mais difícil a produção das bolhas de ar que produzem a petricor.

Alguns cientistas acreditam que os humanos desenvolveram um gosto por esse cheiro já que os nossos antepassados dependiam da chuva para sobreviver.