Topo

Tempestade tropical Zeta segue para o oeste sem ameaçar terra

31/12/2005 18h32

Miami, 31 dez (EFE).- A tempestade tropical Zeta, a 27ª datemporada de furacões mais intensa do Atlântico norte, deu hoje umgiro em direção ao oeste, e por enquanto não ameaça territórios nemilhas.

O Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) informou hoje às 14hde Brasília que o centro de Zeta está situado a 25,9 graus delatitude norte e 38,2 graus de longitude oeste, a 1.710 quilômetrosao sudoeste das ilhas de Açores.

Zeta se desloca na direção oeste a 7 km/h, com ventos sustentadosde 95 km/h que se estendem a 220 quilômetros de seu centro.

O relatório do NHC não prevê mudanças de direção nas próximas 24horas, mas um provável enfraquecimento.

Zeta se forma um mês após ter terminado oficialmente a temporada2005 de furacões no Atlântico norte, que começou em 1 de junho.

A temporada desse ano foi a mais intensa registrada na história,com 26 tempestades tropicais e 14 furacões, dos quais a metadeatingiu a categoria máxima na escala de intensidade Saffir-Simpson,entre eles os devastadores Katrina, Rita e Wilma.

O furacão Epsilon, o quinto em 150 anos a se formar fora datemporada de furacões do Atlântico, surgiu no início de dezembro edurante seis dias se deslocou pelas águas do Atlântico sem afetarterritórios e ilhas.

Os meteorologistas tiveram que recorrer esse ano, pela primeiravez, ao alfabeto grego, depois que se acabaram os 21 nomes da listade tempestades, preparada para a temporada 2005.

A próxima temporada no Atlântico norte será muito ativa, masmenos intensa que a registrada esse ano, segundo a previsão emitidaterça-feira por William Gray, professor de Ciências Atmosféricas daUniversidade do Colorado (EUA).

Gray previu para 2006 a formação de 17 tempestades tropicais, dasquais nove poderiam se transformar em furacões e cinco desses teriamventos superiores a 177 km/h.

O cientista disse que a elevada temperatura das águas e apresença do fenômeno climatológico conhecido como La Niñacontribuirão para o desenvolvimento de ciclones no Atlântico norteno próximo ano.