Topo

Encontrados restos de mulher com mais de 3.200 anos

23/01/2006 10h14

Hanói, 23 jan (EFE).- Arqueólogos vietnamitas encontraram oesqueleto de uma mulher com entre 3.200 e 3.700 anos de idade, umdos restos humanos mais antigos encontrados no país asiático,segundo a imprensa local.

Os restos da mulher, que devia ter entre 20 e 30 anos de idade aomorrer, foram descobertos no domingo em uma escavação na provínciade Phu Tho, a oeste de Hanói, segundo o jornal VN Express.

O esqueleto, de um metro e meio de altura, estava cercado porcentenas de peças de olaria, e nos arredores os arqueólogosencontraram tochas, cinzéis e vasos, sinais da existência de umacivilização no delta do rio Vermelho durante a Idade de Bronze,acrescenta a fonte.

A escavação, no povoado de Ren, parece ter desenterrado as provasmais antigas da existência da dinastia Hung, a que pertenceriam osprimeiros governantes do Vietnã.

Segundo a lenda local, o primeiro governante vietnamita foi HungVuong, que estabeleceu sua dinastia em 2879 a.C.

A ascensão da dinastia Hung, que governou aproximadamente até 300a.C., começou com o cultivo do arroz, técnica que a lenda afirma quefoi ensinada ao povo vietnamita pelo grande dragão Lac Long Quan,considerado o pai de Hung Vuong.