Topo

Nasa recebe primeiras fotos de Marte enviadas pela sonda MRO

24/03/2006 19h48

Washington, 24 mar (EFE).- A Nasa já começou a colher resultados da missão da sonda Mars Reconnaissance Orbital (MRO), com imagens "impressionantes" da superfície do planeta.

Numa de suas primeiras operações desde que entrou em órbita elíptica em volta de Marte, no último dia 10, a MRO apontou suas três câmaras de alta resolução para o planeta.

"Estas imagens de alta resolução de Marte são únicas e impressionantes", afirmou Alfred McEwen, encarregado principal da câmera especialmente preparada para esse tipo de fotografia.

As imagens representam muito para os controladores da missão, já que a nave só transmitirá informações sobre Marte no fim do ano, quando entrar em órbita circular, a cerca de 300 quilômetros de altura.

"A informação que recebemos será utilizada para preparar a primeira tarefa da missão no segundo semestre", disse Steve Saunders, cientista do programa da MRO.

Uma das tarefas principais da sonda será determinar possíveis locais de pouso para outras naves que serão lançadas em direção ao planeta nas próximas décadas.

Os seis instrumentos principais também realizarão estudos sobre a composição atmosférica e a existência de minerais e água subterrânea, além de outras tarefas.