Topo

Diminui a atividade do vulcão Merapi, mas alerta é mantido

12/06/2006 10h08

Jacarta, 12 jun (EFE).- As autoridades vulcanológicas daIndonésia indicaram hoje que o vulcão Merapi, na ilha de Java,apresentou uma diminuição da atividade durante o fim de semana,embora vá se manter o alerta máximo por alguns dias mais.

Segundo o jornal digital "Media Indonesia", o número de fluxospiroclásticos (uma mistura de gases, pó e fragmentos de pedrasincandescentes) caiu dos 43 registrados no sábado de manhã para seisdurante o mesmo período de hoje, enquanto se mantiveram as emissõesde lava a partir da cratera.

A lava alcançou uma distância de dois quilômetros a partir docume, da mesma forma que em algumas ocasiões anteriores, segundocientistas da agência de Pesquisa Tecnológica e Desenvolvimento deYogyakarta, que indicaram que também continuam os tremores na área.

O Merapi ou Montanha de Fogo, o vulcão mais ativo da Indonésia eem alerta máximo desde 13 de maio, começou a dar sinais de umapossível erupção em março passado.

Em 1994, registrou-se uma erupção que causou a morte de 43pessoas, quando um povoado foi atingido por uma nuvem de calor, quearrasta cinzas e ar quente procedentes da cratera e que podealcançar temperaturas superiores aos 600 graus centígrados.