Topo

Vulcão Bulusan expele coluna de cinzas de dois quilômetros

18/06/2006 08h52

Manila, 18 jun (EFE).- O vulcão Bulusan, situado ao sudeste dailha de Luzon, expeliu hoje uma coluna de cinza de dois quilômetros,confirmaram à Efe fontes do Instituto Filipino de Vulcanologia eSismologia.

A emissão de cinzas, acompanhada de vapor, ocorreu às 15h56 (4h56de Brasília) e provocou tremores de baixa intensidade, que indicam apossibilidade de movimentação de magma, afirmou o vulcanólogo RamsesValero.

Jason Aragon, do Escritório Provincial de Defesa Civil, disse àEfe que, devido ao fato de se manter o nível de alerta 2 de erupçãodo Bulusan, as autoridades locais ainda não ordenaram a evacuaçãoobrigatória dos residentes da área que cerca o vulcão.

No entanto, a imprensa local afirma que cerca de 40 famílias queresidem no povoado de Imlagadian, situado ao pé do monte, decidiramabandonar suas casas após a expulsão de cinza.

O Bulusan, um dos vulcões mais ativos das Filipinas e com 1.559metros de altura, registrou desde março oito erupções de cinzas,incluindo a de hoje.

A maior erupção de um vulcão filipino foi a do Pinatubo, queocorreu em junho de 1991, matando 850 pessoas e deixando mais de 1milhão de desabrigados.