Topo

Cientistas descobrem serpente "camaleoa" na Indonésia

26/06/2006 14h25

(embargada até 21h01 Brasília do dia 26 de junho)Genebra, 26 jun (EFE).- O Fundo Mundial para a Natureza (WWF)informou hoje que descobriu um novo tipo de serpente que possui ahabilidade de mudar espontaneamente de cor na floresta tropicalindonésia do Coração de Bornéu, o que para a comunidade científicaainda é um fenômeno inexplicável.

"Encontrar a serpente 'camaleoa' no mais profundo do Coração deBornéu revela um dos segredos mais bem guardados da natureza. Suahabilidade de mudar de cor a mantinha oculta da ciência até hoje",afirmou o coordenador internacional do programa do WWF na região,Stuart Chapman.

A capacidade de mudar a coloração da pele é conhecida em algunsrépteis, como o camaleão, mas tinha sido observada raramente emserpentes como esta. Essa espécie foi batizada como "serpente dobarro de Kapuas", devido ao local em que o cientista alemão MarkAuliya encontrou o espécime.

O cientista capturou duas serpentes venenosas na região pantanosadas florestas adjacentes ao rio Kapuas, na Indonésia, onde o WWFapóia um trabalho de conservação ecológica. Auliya observou amudança da pigmentação em uma das duas espécies.

"Coloquei a serpente de cor marrom avermelhada em um cubo escuro.

Quando a peguei, minutos mais tarde, ela estava quase queinteiramente branca", afirma o especialista em comunicado deimprensa divulgado pelo WWF em Genebra.

O gênero "Enhydris", o mesmo deste réptil, agrupa 22 tipos deespécies, dos quais apenas dois são comuns. O restante possui umavariedade descrita pela associação como "muito limitada".

A descoberta desse novo tipo de serpente, que os cientistasconsideram exclusiva das margens do rio Kapuas, eleva para 361 onúmero de espécies animais e vegetais encontradas nos últimos dezanos em um território que é o dobro do território da Alemanha.

No entanto, os especialistas advertem que a extensão florestal dailha de Bornéu diminuiu 75% desde meados dos anos 80. Por isso, ohabitat dessa serpente está "ameaçado".

Os três Governos da ilha (Malásia, Indonésia e Brunei) lançaram ainiciativa "Coração de Bornéu" em março, com o objetivo de preservaro local, um dos centros de diversidade biológica mais importantes domundo. O WWF espera que projetos como este contribuam para revertera anunciada tendência de destruição do meio ambiente.