Topo

Cinzas do vulcão Tungurahua afetam pelo menos 30 povoados

15/07/2006 02h50

Quito, 15 jul (EFE).- Pelo menos 30 povoados do centro do Equadorforam desabrigados pela queda de cinzas expelidas pelo vulcãoTungurahua, que na sexta-feira teve uma forte atividade, informou oInstituto Geofísico.

Alexandra Alvarado, técnica do Instituto, disse à Efe que foram afetados "pelo menos 30 povoados" a oste do vulcão.

Em certos locais da região andina próximos ao vulcão houve quedade pedras-pomes, segundo Alvarado. Ela afirmou que também recebeurelatórios de queda de cinzas nas cidades de Guaranda e Riobamba,onde os habitantes se queixaram de um penetrante cheiro de enxofre.

O Instituto Geofísico admite que as cinzas podem chegar à cidadede Guayaquil, a mais povoada do país, com 2,1 milhões de habitantes.

A televisão RTU afirmou que um rapaz sofreu queimaduras leves,mas nenhuma autoridade ou órgão de socorro confirmou ou negou ainformação.

Alvarado acrescentou que "por precaução" foram fechadas asestradas que ligam a cidade turística de Baños com Ambato eRiobamba, nos Andes, e Puyo, na Amazônia.

Segundo os primeiros relatórios, pelo menos 240 famílias foramretiradas dos povoados próximos. Dezenas de moradores, no entanto,se negam a deixar suas casas.

Roberto Rodríguez, da Defesa Civil, disse que por enquanto não épreciso evacuar a cidade turística de Baños, 176 quilômetros ao sulda capital equatoriana.

O secretário de Comunicação da Presidência, Enrique Proaño,afirmou o Exército, a Polícia e a Defesa Civil estão mobilizadospara atender à população.

O vulcão, de 5.029 metros de altitude, fica 135 quilômetros aosul de Quito. Na sexta-feira, por volta das 17h50 (19h50 deBrasília), ele registrou seu pico de atividade desde 1999, expelindomaterial incandescente, cinzas e gases.

O ministro da Saúde, Guillermo Wagner, disse que o presidenteAlfredo Palacio convocou a vários ministros para uma reunião namanhã de sábado. As autoridades do país poderão se deslocar para"algum local próximo", para coordenar as ações.