Topo

Vulcão Tungurahua tem explosões e tremores

22/07/2006 20h55

Quito, 22 jul (EFE).- Pelo menos 20 explosões e 103 tremoresleves foram registrados nas últimas 24 horas no vulcão Tungurahua,no centro andino do Equador, informou hoje o Instituto Geofísico daEscola Politécnica Nacional.

No colosso, de 5.029 metros de altura, continuou diminuindo aintensidade da atividade vulcânica em comparação ao último fim desemana passado, quando aconteceram fortes explosões e a expulsão dematerial incandescente.

Os tremores registrados são "de longo período", o que indica omovimento de fluidos no interior do vulcão, afirmam os analistas.

O vulcão também soltou colunas de gás e cinzas que, por causa dovento, foram para a parte leste da montanha, embora o InstitutoGeofísico não tenha constatado queda de pó vulcânico nas localidadespróximas.

O Tungurahua fica a cerca de 180 quilômetros de Quito e começousua atual erupção em 1999 e desde então intercalou períodos degrande atividade com lapsos de relativa calma, em um processo quepoderia durar semanas, meses ou anos.

Os cientistas que acompanham a atividade da montanha dizem que osúbito aumento da intensidade registrado no último final de semanacorresponde a uma nova fase em seu processo de erupção, pois causoufortes explosões e levou a emanação de correntes de materialmagmático, que atingiu várias povoações.

Mais de mil famílias foram evacuadas das áreas de alto risco emais de 20.000 hectares de cultivo foram atingidas pela erupção dofim de semana passado, segundo o Governo, que declarou um estado deemergência na região.