Topo

Tufão Saomai deixa pelo menos 134 mortos na China

14/08/2006 00h33

Pequim, 14 ago (EFE).- Pelo menos 134 pessoas morreram e 163estão desaparecidas após a passagem na China do tufão Saomai, o maispotente dos últimos 50 anos, segundo a imprensa local.

Nas últimas horas, as equipes de resgate recuperaram 20 corpos nacidade de Fuding, onde as fortes chuvas e vendavais causaram 41mortos.

Em Fuding, que se tornou a localidade mais afetada de Fujian, com45 mortes, o Saomai destruiu um templo de 1.146 anos, informou aagência estatal de notícias "Xinhua".

Outras 107 pessoas estão desaparecidas na cidade, onde o tufãodeixou também 1.350 feridos, enquanto fontes citadas pela imprensaindependente de Hong Kong asseguram que o número de mortos poderáelevar-se a centenas.

Segundo o jornal "South China Morning Post", a possibilidade deque existam muitos outros falecidos se deve ao grande número depescadores que voltaram a trabalhar neste domingo, acreditando que atempestade já havia passado, e se viram surpreendidos por outraainda maior.

Números oficiais falam de perdas econômicas em torno de US$ 312milhões em Fuding, onde alguns pequenos povoados, como Baoisheng,uma aldeia com 300 casas, ficaram quase totalmente destroçados,segundo a "Rádio Internacional da China".

Em Zhejiang, primeira província a ser atingida pelo tufão, no dia11 de agosto, 89 pessoas morreram e 18 mil casas foram destruídas,com perdas econômicas de US$ 611 milhões.

Segundo a Federação Internacional da Cruz Vermelha, a força doSaomai ("Vênus" em vietnamita) tinha a mesma magnitude do "Katrina",que castigou Nova Orleans no ano passado, embora seus danos nãotenham sido tão devastadores como era esperado.