Topo

Tempestade "Ernesto" causa problemas em parte do leste dos EUA

01/09/2006 21h21

Washington, 1 set (EFE).- O furacão "Ernesto", rebaixado atempestade tropical pelo Centro Nacional de Furacões (NHC, eminglês), causou muitos problemas durante sua passagem por parte dacosta leste dos Estados Unidos. O "Ernesto" passou com ventos quase tão fortes quanto os de umfuracão e chuvas torrenciais que deixaram mais de 300 mil pessoassem eletricidade.

O governador da Carolina do Norte, Mike Easley, confirmou a mortede uma pessoa pela passagem do "Ernesto", embora não tenha dado maisdetalhes.

Os efeitos da tempestade obrigaram a declarar estado deemergência no Distrito de Columbia (onde fica a capital dos EUA), noqual foram realizados preparativos de emergência diante da iminênciade inundações pelas chuvas.

Também surte efeito o estado de emergência na Virgínia Ocidental,Virginia e em boa parte de Maryland, estados vizinhos da cidade deWashington.

A mesma medida está vigente na Carolina do Norte e do Sul, ondeas autoridades mobilizaram a Guarda Nacional.

As chuvas torrenciais causaram inundações em estradas, obrigandoo fechamento de escolas, derrubando árvores e postes elétricos emmuitas áreas - desde a Flórida, no sul, até Maryland, no nordeste.

Apesar do alto nível de destruição, "Ernesto" passou detempestade tropical a depressão, segundo os meteorologistas, já quesua potência caiu.

Às 12h de Brasília, "Ernesto" registrava ventos máximos deaproximadamente 55 km/h, com partes mais fortes, e espera-se que atempestade se dissipe amanhã ou no próximo domingo.

O governador de Maryland, Robert Ehrlich, convocou membros daGuarda Nacional para trabalhos de auxílio, após reunir-se commembros dos serviços de emergência estaduais.

Brigadas dos serviços de emergência ajudaram os moradores deWashington a colocar sacos de areia para evitar eventuais inundaçõesnas áreas próximas ao rio Potomac.

Os serviços de emergência e o Serviço Meteorológico mantêm o lagoNeedwood em constante observação, para evitar novas inundações comoas de junho, que obrigaram milhares de moradores a deixarem ocondado de Montgomery (Maryland) durante uma forte tempestadetropical.

Moradores dos Outer Banks - península de terras baixas no litoralda Carolina do Norte - afirmaram que os ventos e as chuvastorrenciais começaram no início da noite de quinta-feira, e queficaram mais intensas com o passar do tempo.

Antes que o olho da tempestade atingisse a terra, os ventostinham derrubado algumas linhas de cabos elétricos e provocadoblecautes em regiões litorâneas da Carolina do Norte e da Carolinado Sul.

Segundo as previsões meteorológicas, a tempestade tropical podedescarregar mais de 200 milímetros de água na região, que foiarrasada pelo furacão "Floyd" há sete anos.

Esse furacão, com ventos de mais de 170 km/h, matou 56 pessoas.

Fontes das empresas de fornecimento de eletricidade disseram quecerca de 270 mil clientes ficaram sem abastecimento nos estados daCarolina do Norte e Virginia, devido a queda de árvores e postescausada pelos fortes ventos.

De acordo com autoridades locais, nas últimas horas as chuvastorrenciais e ventos provocaram deslizamentos de terra e inundações,além de outras ameaças à segurança na rota da tempestade tropical,especialmente nas áreas de Norfolk e Richmond (Virginia).

A empresa de eletricidade Dominion, da Virgínia, informou hojeque as condições adversas do clima impedem o restabelecimento deeletricidade a cerca de 200 mil pessoas.

Por outro lado, a companhia Progress Energy, que forneceeletricidade a grande parte das Carolinas, informou que pelo menosoutros 63 mil ficaram sem este serviço na Carolina do Norte.