Topo

"Wikimania" se espalha pela internet

07/09/2006 13h43

Natalia Martín CanteroSan Francisco (EUA), 7 set (EFE).- Iniciada com a Wikipedia, aenciclopédia gratuita on-line, a "wikimania" se espalha rapidamentepela internet, com sites como o Shop Wiki, um guia de comprasvirtual, ou o Wiki Travel, sobre viagens.

Assim como aconteceu com os blogs, o "boom" destes novos sitesbaseados no software e na filosofia "wiki" chega acompanhado pelapublicidade.

Trata-se de algo que, pelo menos a primeira vista, se opõe àfilosofia da Fundação Wikipedia, que não abre espaço para apublicidade.

Colaboram gratuitamente na redação da enciclopédia on-linemilhares de usuários, que fazem com que o site, que tem mais de ummilhão de verbetes apenas em inglês, chegue a ameaçar o poderio dapoderosa Enciclopédia Britânica.

À sombra de Wikipedia, e utilizando o mesmo método, nasceramsites como Wikihow (www.wikihow.com), site com instruções parasolucionar todo tipo de problemas, que pretende se transformar no"maior manual do mundo".

Um objetivo ambicioso que está prestes a ser alcançado, a julgarpela marca de 1,1 milhão de visitantes obtida no mês de julho.

Além disso, há o guia de compras Shop Wiki (www.shopwiki.com),que garante possuir descrições sobre produtos de mais de 300 millojas online.

Um dos projetos mais promissores baseado na filosofia e nosoftware de código aberto "wiki" é o Wikitravel (wikitravel.org).

O novo site é um desafio para os guias tradicionais de viagens,como o famoso "Lonely Planet", já que, ao contrário destes, permiteque os leitores narrem suas experiências de viagem em primeira mão,e está à disposição de quem quer que seja.

E se ainda havia alguma dúvida sobre até que ponto osinvestidores estão dispostos a tirar proveito do conceito "wiki",John Gotts as desfez no mês passado.

Este empreendedor, conhecido por ter comprado domínios deinternet, comprou o domínio Wiki.com por cerca de US$ 3 milhões.

"Não teria pago tanto por nenhum outro domínio", disse Gotts.

O conceito "wiki" - que significa "rápido" em havaiano - data de1994, quando o técnico em informática Ward Cunningham criou umprograma chamado WikiWikiWeb, que permitia aos programadorescompartilhar informação e códigos de informática com maiorcomodidade.

"É um meio que permite que as pessoas colaborem com maisfacilidade do que podem fazer em sistemas criados em um mundopré-computador, como o e-mail", explica Cunningham.

Nos últimos tempos, os "wiki" se transformaram em ferramentasindispensáveis no mundo empresarial.

O Grupo Gartner prevê que, daqui a três anos, a metade de todasas companhias utilizarão "wiki" em suas redes internas para que osempregados colaborem com mais agilidade.

Os "wiki" chegaram a ser testados, ainda que sem sucesso, nojornalismo, quando o jornal "Los Angeles Times" experimentou os"wikitorials", uma tentativa de convidar os leitores a participar daredação de um editorial.