Topo

Tempestade "Lane" se transforma em furacão no Pacífico

15/09/2006 22h58

México, 15 set (EFE).- A tempestade tropical "Lane", que ameaçaos estados da costa oeste mexicana, se transformou hoje num furacãocom um índice de periculosidade que subiu de moderado a forte, e comrajadas de vento de até 155 km/h.

Em seu boletim das 17h (19h de Brasília), o Serviço MeteorológicoNacional (SMN) informou que o furacão avança em direção noroeste, a15 km/h, e se encontra a 65 quilômetros do ponto de terra maispróximo, Cabo Corrientes, no estado de Jalisco.

Os ventos, de 130 km/h em média, são de um furacão categoria 1 naescala Saffir Simpson, que vai até 5.

O ciclone "Lane" mantém uma trajetória similar à do furacão"John", que entre o fim de agosto e o início de setembro afetou apenínsula de Baja Califórnia. A previsão é de que ele avanceparalelamente à costa.

Segundo o SMN, os estados que podem sofrer seus efeitos são BajaCalifórnia Sul, Sinaloa, Nayari, Jalisco, Colima, Michoacán eGuerrero, todos no litoral do Pacífico.

"Lane" já matou uma criança de 10 anos no estado de Guerrero, nosul. A Defesa Civil do estado de Michoacán informou a remoção de 2mil pessoas.

O SMN recomendou evitar a navegação marítima na zona e pediuprecauções à população em geral. Os técnicos esperam fortes ventos,ressacas e chuvas, que poderão provocar deslizamentos de terras.