Topo

Argentinos voltam a protestar contra fábricas de celulose

24/09/2006 19h50

Buenos Aires, 24 set (EFE).- Milhares de moradores da provínciaargentina de Entre Ríos voltaram hoje a bloquear duas das trêspassagens na fronteira com o Uruguai, em protesto contra ainstalação de duas fábricas de celulose no país.

Grupos ecologistas e habitantes das cidades argentinas de Colón eGualeguaychú, às margens do Rio Uruguai, foram até as pontes quelevam aos distritos uruguaios de Paysandu e Fray Bentos,respectivamente, onde a espanhola Ence e a finlandesa Botniaplanejam instalar fábricas de celulose.

Os organizadores estimam que às 21h hora local (21h de Brasília)as duas passagens fronteiriças estarão totalmente liberadas.

Até poucos dias atrás, as duas companhias planejavam instalar suafábrica em Fray Bentos, mas a Ence anunciou na quinta-feira querealocará a construção, já que "é impossível" fazer as duas na mesmacidade.

Segundo os organizadores das manifestações, a caravana emGualeguaychú contou com cerca de 9 mil automóveis, enquanto em Colónaproximadamente 3 mil veículos se reuniram para protestar contra ainstalação das fábricas.

O chefe de Gabinete argentino, Alberto Fernández, disse nestedomingo que o Governo espera que o Tratado do Rio Uruguai "passe aser respeitado", e afirmou que a decisão da Ence de transferir suafábrica "dá razão à reivindicação da Argentina".