Topo

Cientistas descobrem gel que estanca hemorragias em 15 segundos

11/10/2006 05h45

Pequim, 11 out (EFE).- Cientistas de Hong Kong e dos EstadosUnidos descobriram de forma acidental um gel capaz de estancarhemorragias em menos de 15 segundos, que pode revolucionar ascirurgias, publicou hoje o jornal "South China Morning Post".

Os especialistas da Universidade de Hong Kong e do Instituto deTecnologia de Massachusetts (MIT) descobriram a fórmula do gelenquanto trabalhavam num projeto de regeneração de célulascerebrais.

A descoberta foi divulgada pela revista científica internacional"Nanomedicine", que publicou os resultados da pesquisa, pioneira nautilização de um produto biodegradável para conter uma hemorragia emroedores, em apenas alguns segundos.

A aplicação em humanos poderia reduzir drasticamente o tempogasto pelos cirurgiões para controlar as hemorragias, que é quase ametade de toda a intervenção.

Os cientistas ainda não sabem qual é o mecanismo exato queestanca a hemorragia. Mas explicaram que o novo material contémfragmentos de proteínas (peptídeos). Eles atuam sobre a ferida comoum gel protetor numa escala ne nanômetros (milionésimos demilímetro).

Depois de parar o fluxo de sangue, o gel se decompõe em moléculasque o organismo pode utilizar para reparar o tecido danificado.

Por enquanto, o novo produto só foi utilizado no cérebro, fígado,pele e tecido da medula espinhal de ratos e hamsters. A suaaplicação estancou as hemorragias quase instantaneamente em todos oscasos.

Atualmente, as ferramentas mais utilizadas para isto são apressão com pinças, esponjas e a aplicação de calor.

Os pesquisadores prevêem que os testes clínicos comecem dentro decinco anos, e que serão necessários pelo menos 10 até que o produtopossa ser utilizado amplamente nos hospitais.

Segundo o MIT, o custo de uma operação de úlcera gástrica poderiacair para US$ 200 a 300 graças ao novo material.