Topo

Mudança climática ameaça alimentação dos seres humanos, diz ONU

07/11/2006 16h20

Roma, 7 nov (EFE).- A mudança climática põe em risco a comida dosseres humanos e torna ainda mais difícil o desafio de alimentar acrescente população mundial, alertou hoje a Organização das NaçõesUnidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

Em comunicado divulgado em Roma por ocasião da realização, emNairóbi, da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, aFAO afirmou "que é necessário prestar maior atenção ao impacto damudança climática sobre a agricultura, a silvicultura e a pesca".

A agência da ONU também alertou que se deve estudarcuidadosamente as medidas para se adaptar à mudança climática e"mitigar seus efeitos".

A FAO aponta como uma prioridade "conseguir fortalecer aresistência dos sistemas agrícolas às variações do clima".

Assim, a agência proporcionará aos países "instrumentos einformação para transformar suas políticas e práticas agrícolas,pesqueiras e florestais".

Essa informação contém dados agrometeorológicos para avaliar oimpacto dos climas extremos, as ferramentas para examinar avulnerabilidade dos cultivos, os mapas de coberturas vegetais, aevolução dos recursos agrícolas e florestais em nível mundial e aorientação sobre o desenvolvimento de meios de subsistência rurais.

Mas a FAO considera que sua ajuda e assessoria não se limitam àquestão alimentícia, pois a agência também pode contribuir paramitigar os efeitos da mudança climática em questões como a gestãodas florestas e a energia procedente de fontes biológicas.

Sobre esta última, o comunicado lembra que "se prevê um aumentoprogressivo dos combustíveis biológicos durante os próximoscinqüenta anos".

A agricultura e a silvicultura proporcionarão as principaisfontes de combustíveis biológicos líquidos e sólidos, como já fazemos cultivos de açúcar, milho e soja usados para produzir etanol ebiodiesel.

A FAO ressalta que "embora não exista uma solução única paratodos os países, a bioenergia tem um papel-chave para nos adaptarmose reduzirmos a mudança climática".

A agência da ONU afirma que, "com as tecnologias adequadas,transformar biomassas como madeira, resíduos de colheitas, erva,palha e restos de plantas em combustível pode proporcionar uma fonteabundante de energia limpa e barata".

O benefício neste caso é múltiplo, porque também "estimula-se odesenvolvimento econômico nas comunidades rurais, aumenta a rendados camponeses e melhora sua segurança alimentícia".

Quanto à questão florestal, a FAO afirma que uma melhor gestãodas florestas tem "um papel-chave" para reduzir as mudançasclimáticas no mundo todo.

"Quando há exagero em sua exploração, as florestas transformam-seem fontes de emissão de gases causadoras do efeito estufa. Ao mesmotempo, as florestas e a madeira que produzem, (também) capturam earmazenam dióxido de carbono (CO2) da atmosfera, por isso têm umpapel-chave para mitigar as mudanças climáticas", lembra a FAO.