Topo

Agência européia quer adiar lançamento de sua nova missão a Marte

24/11/2006 11h37

Paris, 24 nov (EFE).- A Agência Espacial Européia (ESA, na siglaem inglês) estuda a possibilidade de adiar para 2013 o lançamento damissão ExoMars, que pretende buscar resquícios de vida em Marte,informou hoje o jornal francês "Le Figaro".

Além disso, os cientistas europeus analisam a possibilidade delançar o veículo a bordo de um Ariane-5, e não de um Soyuz, comoestava previsto inicialmente.

Embora a decisão definitiva sobre as mudanças na missão só vá sertomada no início de 2007, acredita-se dentro da ESA que a idéia deadiar em dois anos o lançamento pode favorecer seu desenvolvimentologístico.

A missão ExoMars, prevista para ser lançada em 2011 a bordo de umfoguete russo Soyuz em sua nova versão 2-1B, foi aprovada pelocomitê ministerial da ESA, e recebeu um financiamento de 651 milhõesde euros.

O diretor dos programas de vôo da ESA, Daniel Sacotte, afirmou aojornal "Le Figaro" que, "embora do um ponto de vista mecânico, 2013seja menos propício que 2011, esta opção oferece uma margem melhorpara o desenvolvimento da missão em boas condições, e para agarantia de um resultado científico satisfatório".

Agora, o principal problema dos cientistas europeus é o da massasuportada pela missão, que inclui um veículo espacial e uma centralfixa geofísica, material que pode ser excessivo para um Soyuz.