Topo

"Durian" mata pelo menos 38 pessoas e 100 estão desaparecidas

01/12/2006 01h25

Manila, 1 dez (EFE).- Pelo menos 100 pessoas desapareceram napassagem do tufão "Durian" pelo sudeste de Luzon, e outras 38morreram soterradas por uma enxurrada de lama na província de Albay,informaram hoje à Efe fontes oficiais.

O governador da província de Albay, Fernando González, disse portelefone que recebeu informações de que há 100 desaparecidos, masacrescentou que as autoridades provinciais ainda estão checando onúmero.

Gonzalez disse que o desmoronamento matou 26 moradores domunicípio de Santo Domingo. Outras 13 pessoas estão desaparecidas,além de mais 12 no município de Daraga.

O barro que soterrou as regiões saiu do vulcão Mayon, situado naprovíncia de Albay, 350 quilômetros a sudeste de Manila.

A situação na província é caótica devido aos cortes de energiaelétrica e de comunicações e ao estado das estradas.

O Escritório de Defesa Civil (OCD) informou em seu últimorelatório que havia 14 mil desabrigados em sete províncias dosul-sudeste de Luzon, a principal ilha das Filipinas.

Nesta quinta-feira, o tufão deveria atingir Manila. Mas eleperdeu força e se desviou para a ilha de Mindoro, cerca de 130quilômetros ao sul da capital.

Segundo o escritório meteorológico Pagasa, o tufão se dirige parao oeste do país a 19 km/h.