Topo

EUA proíbem viagens ao espaço de menores de 18 anos

16/12/2006 01h43

Washington, 15 dez (EFE).- Para reservar um lugar num fogueteparticular, os turistas espaciais deverão assinar um papelconfirmando que sabem do risco de vida e garantindo ter mais de 18anos, segundo as primeiras normas sobre o tema, emitidas hoje pelosEstados Unidos.

A Administração Federal de Aviação (FAA) exigirá dos condutoresdos novos veículos um certificado de piloto. A tripulação serásubmetida a testes físicos e treinamento especial, diz aregulamentação publicada hoje no Registro Federal dos EUA.

O Congresso dos EUA mandou a FAA começar a regulamentar o turismoespacial privado, mas não quis estabelecer parâmetros mínimos desegurança nos foguetes por medo de criar barreiras à iniciativa.

A FAA só vai cuidar da segurança dentro de oito anos ou se, antesdisso, houver algum acidente que cause ferimentos graves ou mortes.

Por enquanto, os requisitos para a licença de operador espacialsão pouco rígidos. Tripulantes e passageiros devem assinar umadeclaração afirmando terem sido informados dos perigos da viagem egarantindo que embarcam por livre vontade.

A empresa espacial também deve relatar todos os acidentesocorridos e treinar todos os ocupantes da nave sobre como reagir ememergências, como, por exemplo, fogo, fumaça e perda de pressão.

Os participantes também deverão se comprometer a não processar oGoverno dos EUA caso algo dê errado.

Um estudo citado pela FAA afirma que em 2021 o turismo espacialpode gerar US$ 1 bilhão por ano.

A empresa Virgin Galactic prometeu oferecer vôos sub-orbitais em2008 a US$ 200 mil por pessoa, e já tem lista de espera.