Topo

Psicólogos revelam mecanismo dos humanos para rejeitar o incesto

15/02/2007 16h38

Londres, 14 fev (EFE).- Psicólogos da Universidade da Califórnia e da Universidade de Havaí, ambas nos Estados Unidos, descobriram dois dos indicadores inatos que o ser humano utiliza para evitar uma relação incestuosa com seus irmãos.

Este mecanismo de rejeição, que os especialistas explicam no último número da revista científica britânica "Nature", atua na mesma medida tanto no sexo masculino como no feminino e se baseia no reconhecimento do parentesco com seus irmãos.

Para os psicólogos, que fizeram mais de 600 questionários para chegarem a uma conclusão, o indicador mais importante para que o ser humano estabeleça os laços de parentesco fraternal é o que se produz quando vê a pessoa que reconhece como sua mãe cuidando de uma criança.

Este mecanismo não funciona no caso dos caçulas, que desenvolvem os indicadores de parentesco durante a etapa na qual vivem junto de seus irmãos dentro da mesma casa, inclusive se estes são adotivos ou meio-irmãos.

Segundo os psicólogos, estes dois indicadores contra o incesto também são desenvolvidos por outras espécies de animais.

"Estes resultados se somam a um número crescente de estudos que mostram que os humanos não são imunes às forças evolutivas que outras espécies desenvolveram e que o darwinismo tem um papel fundamental na descoberta da arquitetura neurológica e psicológica de nossos espécies", escrevem os autores no estudo.