Topo

Edifícios mais altos fazem Hong Kong modificar sistema de alarme

16/02/2007 03h18

Hong Kong, 16 fev (EFE).- O Observatório de Hong Kong anunciouontem que modificará seus sinais de alarme de tufões, baseadosatualmente nos dados obtidos em Porto Vitória, devido ao aumento daaltura dos edifícios na área, o que reduz a velocidade do vento.

Um porta-voz do Observatório, informa a imprensa local, explicouque as condições na cidade já não oferecem mais uma imagem fiel dasituação dos ventos no território.

Em agosto de 2006, na passagem do tufão "Prapiroon", o nívelanunciado foi de 3, em lugar de 8. A tempestade causou destruição emtodo o território e interrupções inéditas no aeroporto.

Por isso, me meados do ano, quando começa a estação de ciclonestropicais, os especialistas basearão suas decisões de alerta nosdados de oito estações diferentes da região administrativa especialchinesa.

Uma precisão maior nos dados também terá suas conseqüênciaseconômicas para o centro financeiro de Hong Kong. O sinal 8, que apartir de agora poderá ser emitido com maior freqüência, significaque os trabalhadores não podem ir a seus locais de trabalho. Aprevisão é de 20 alertas desse nível.