Topo

Cientistas conseguem criar dentes de rato em laboratório, diz estudo

18/02/2007 13h16

Londres, 18 fev (EFE).- Pela primeira vez, cientistas japoneses conseguiram substituir com sucesso dentes naturais em ratos por outros criados a partir de células individuais, informa a edição desta semana da revista "Nature Methods".

Os cientistas, coordenados por Takashi Tsuji, utilizaram células-tronco mesenquimais da medula óssea e células epiteliais, que depois de se transformaram em um dente.

Primeiro, os cientistas promoveram o crescimento separado de cada tipo de célula para obter maiores quantidades delas. Em seguidas, elas foram injetadas em uma gota de colágeno, substância que une as células em um organismo.

As células se desenvolveram até se transformarem em um dente com grande eficácia. Quando foram implantadas na cavidade dentária de um rato, se desenvolveram normalmente e demonstraram ter a mesma composição e estrutura que os incisivos naturais.

Segundo os autores do artigo, o estudo apresenta a primeira prova de uma regeneração bem-sucedida de um órgão completo através da implantação de material obtido mediante bioengenharia.

Para os cientistas, os resultados da pesquisa contribuem bastante para o desenvolvimento das tecnologias de bioengenharia e a futura reconstrução de órgãos vitais "in vitro".

Além disso, as descobertas podem encorajar o desenvolvimento de órgãos substitutos por meio de tratamento regenerativo.