Topo

Astronautas iniciam caminhada espacial para consertar cargueiro

22/02/2007 10h32

Moscou, 22 fev (EFE).- O astronauta russo Mikhail Tyurin e o americano Michael López-Alegria começaram hoje uma caminhada espacial na Estação Espacial Internacional (ISS) para fazer consertos no cargueiro russo Progress M-58, que está acoplado, informaram fontes russas.

A caminhada terá uma duração de aproximada de 6 horas, disse um porta-voz do Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia à agência russa "Itar-Tass".

A terceira tripulante da plataforma, a americana Sunita Williams, auxiliará seus colegas de dentro da ISS e gravará em vídeo os momentos mais relevantes da caminhada.

Reuters/TV Nasa
Astronautas iniciam caminhada espacial para consertar cargueiro russo
VEJA FOTOS
Este é o quinto passeio espacial dos membros da 14ª expedição (ISS-14), que tem o recorde de saídas ao espaço exterior.

Tyurin e López-Alegria saíram ao espaço exterior a partir da eclusa Pirs, no módulo russo Zvezda, às 8h27 de Brasília, com um atraso de 27 minutos, ao que o CVVE diminuiu importância.

Durante a caminhada, os astronautas tentarão colocar em seu lugar uma antena do cargueiro russo que não foi substituída de forma adequada e, em caso de necessidade, a desmontarão, explicou o porta-voz do CCVE, Valeri Lindin.

Em conseqüência dessa antena, falhou a primeira tentativa de acoplamento da Progress M-58 com a ISS em outubro passado e, após uma segunda tentativa, horas mais tarde, a operação teve êxito, mas a antena ficou no dique de engate.

Após analisar a situação, os especialistas do CCVE decidiram consertar ou retirar essa antena para evitar imprevistos durante o desenganche do cargueiro quando terminar, nos próximos meses, seu período de exploração.

Para a Nasa, esta caminhada é um marco importante, porque López-Alegria marcará um novo recorde entre os astronautas americanos, pois completará 82 horas e 32 minutos de permanência no espaço aberto em dez caminhadas espaciais, cinco delas como membro da ISS-14.