Topo

Tratamento comum para câncer de próstata pode trazer problemas cardíacos

24/02/2007 10h48

Washington, 24 fev (EFE).- O tratamento de privação de andrógenos, um dos mais comuns contra o câncer de próstata, pode aumentar o risco de problemas cardíacos em pacientes com mais de 65 anos, advertiram hoje oncologistas americanos.

Este tratamento consiste no bloqueio dos hormônios masculinos, que podem acelerar o crescimento dos cânceres de próstata.

Segundo cientistas do Instituto do Câncer Dana-Farber e do Hospital Brigham para Mulheres, os oncologistas devem considerar de forma muito cuidadosa os benefícios do tratamento em questão, que pode provocar um aumento de problemas do coração.

"O tratamento de privação de andrógenos está ligado ao excesso de peso e uma maior quantidade de depósitos de gordura e diabetes, que aumentam o risco de falência cardíaca", apontou Henry Tsai, autor do estudo e médico do Programa de Radiação Oncológica da Universidade de Harvard.

Ao realizar uma análise do registro nacional de homens com câncer de próstata, cientistas compararam o número de mortes por problemas cardíacos entre 735 pacientes com câncer de próstata localizado que tinham recebido este tratamento TPA e 2.901 que não utilizaram-no.

Após considerar fatores de doenças cardiovasculares (diabetes, hipertensão, índice de massa corporal e vício do tabaco), os pesquisadores determinaram que, quanto mais prolongado era o tratamento de privação de andrógenos, mais rápida a morte por um problema cardíaco poderia acontecer.

Essa relação era ainda maior entre homens com mais de 65 anos.

"Estas conclusões ajudarão os oncologistas a determinar que pacientes de idade avançada são melhores candidatos para o tratamento de privação de andrógenos", afirmou Tsai.

"Se um paciente está no grupo de alto risco de sofrer uma doença do coração, será recomendável que o oncologista discuta com ele as vantagens e desvantagens do tratamento antes de tomar uma decisão", completou.