Organismo dos europeus adultos começou a tolerar leite há 7 mil anos

26/02/2007 19h38

Londres, 26 fev (EFE).- O organismo dos antigos habitantes adultos do continente europeu começou a tolerar o leite há 7 mil anos, por volta do ano 5000 antes de Cristo, e não desde suas origens, como se acreditava até agora, diz um estudo anglo-alemão.

O relatório, publicado no último número da revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences", explica que o desenvolvimento desta capacidade está associado aos primeiros passos na Europa da criação de gado bovino para a obtenção de leite.

A tolerância a este alimento, segundo o estudo, não é algo inato nos primeiros europeus, mas surgiu por uma questão de sobrevivência, em um período como o Neolítico, no qual habitantes do Velho Continente começaram a se sedentarizar e criar fazendas.

Os cientistas analisaram DNA de restos ósseos de alguns dos primeiros fazendeiros da Europa, que datam desse período, entre os anos 5000 e 5840 antes de Cristo.

Nestes europeus primitivos, os pesquisadores não encontraram o gene que permite aos adultos digerir o leite sem serem acometidos por alergias ou diarréias causadas pela rejeição à lactose.

A tolerância à lactose depende da enzima láctase, que permite ao corpo digerir o açúcar do leite, processo que o organismo das crianças realiza sem nenhum tipo de problema.

"Nosso estudo confirma que a variante genética para tolerar a lactose apareceu muito recentemente em termos evolutivos, e que se tornou comum, pois ofereceu a seus portadores maiores possibilidades de sobrevivência", afirmou Mark Thomas, um dos cientistas da Universidade de Londres que participaram do trabalho.