Topo

Reduzir a quantidade de sal no pão de forma salvaria vidas

28/02/2007 10h24

Londres, 28 fev (EFE).- Reduzir a quantidade de sal no pão de forma contribuiria para salvar muitas vidas, segundo revelou hoje um estudo médico publicado no Reino Unido.

O relatório, baseado na pesquisa de mais de cem tipos de pão do país, assinala que comer mais de nove rabanadas de marcas que contêm níveis elevados de sal é suficiente para ultrapassar a quantidade máxima diária recomendada pelos médicos.

Segundo a Agência de Controle Alimentício britânica (FSA), o nível médio de sal que o pão de forma contém é de 1,1 grama por cada 100 gramas.

No entanto, a quantidade é ultrapassada por 50 dos 138 tipos de pão examinados. O estudo foi elaborado pela associação de médicos especializados nessa matéria.

O professor de medicina cardiovascular, Graham McGregor, destacou que o pão é "a maior fonte de sal na dieta britânica", pois representa entre um quarto e um quinto do consumo de sal diário.

Neste sentido, o doutor acrescentou que o ideal seria consumir pão de forma com um nível de sal entre 0,6 grama e 0,8 grama por cada 100 gramas, já que, dessa maneira, se poderia reduzir a digestão diária de sal em um grama.

Segundo o estudo, esta redução diária equivaleria a salvar sete mil vidas por ano de pessoas que sofrem no Reino Unido ataques do coração, provocados pelo aumento na pressão arterial causada pelo excesso de sal.