Cuba desenvolve bactéria para destruir larvas de transmissor do dengue

01/03/2007 15h19

Havana, 1 mar (EFE).- Cuba iniciou o desenvolvimento de uma bactéria que destrói as larvas do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor do dengue, informou hoje o jornal oficial "Juventud Rebelde".

O diretor da Unidade de Luta Antivetorial da província de Camagüey, Raúl de Armas, disse ao jornal que a bactéria é obtida por meio de um processo de fermentação e, ao ser ingerida pelas larvas do mosquito, provoca uma reação em seu tubo digestivo que lhe causa a morte.

O bacilo, cuja denominação científica é Thuringiensis israelensis SH-14, se deposita nos lugares com águas estagnadas onde vive o mosquito em seus primeiros períodos.

A efetividade da bactéria para destruir as larvas do Aedes aegypti foi comprovada em testes realizados em laboratório, e em áreas comprometidas com focos do mosquito em espelhos de água médios e pequenos, como cisternas, fundações, fossas e tanques.

Em Cuba, a obtenção deste bacilo começou nos anos 80, mediante técnicas artesanais.

O jornal cubano lembrou que o bacilo Thuringiensis foi descoberto em 1911, na província alemã de Tringia, e que na década de 60 foram descobertas cepas que podiam atacar diversos tipos de insetos.

Seu uso não afeta a saúde do homem, e seu caráter biodegradável o faz desaparecer em sete dias, sem contaminar o meio ambiente.

Desde o ano passado, Cuba vem desenvolvendo uma intensa campanha de fumigação e prevenção, a fim de erradicar os focos do Aedes aegypti e evitar sua proliferação, por causa de um surto de dengue que afetou um número indeterminado de cubanos.

Até agora, o Governo cubano não divulgou números oficiais dos casos registrados.

A campanha incluiu a mobilização de milhares de pessoas em todo o país, para realizar fumigações casa por casa, com caminhões e aviões, para evitar a expansão da doença.