Topo

Panda gigante poderá receber garra postiça em operação pioneira

08/03/2007 10h19

Pequim, 8 mar (EFE).- Os tratadores de uma panda selvagem que perdeu a garra esquerda numa briga lançaram uma campanha para implantar uma garra postiça, no que seria a primeira operação deste tipo na China, informou hoje o jornal "Beijing News".

Niu Niu foi resgatada após uma briga, em dezembro de 2006, pelos trabalhadores do Centro de Criação e Pesquisa de Animais Protegidos da província de Shaanxi, um dos habitats naturais do panda gigante.

Desde então, o animal, que tem 13 ou 14 anos, vem se recuperando dos ferimentos e recuperando o apetite. No entanto, a falta da garra esquerda causa problemas de equilíbrio e dificulta a busca de um parceiro para o acasalamento, explicaram os veterinários.

Por isso, o parque iniciou uma campanha em busca de idéias e de um "projeto científico" para implantar um membro artificial em Niu Niu.

Só 1.600 pandas gigantes vivem em liberdade, segundo a Administração Florestal Estatal e o grupo ecologista WWF. A espécie está em grave perigo de extinção e é um tesouro nacional chinês,