Topo

Índia cria corredores ecológicos para tirar homens do caminho dos elefantes

17/03/2007 10h28

Agus MoralesNova Délhi, 17 mar (EFE).- Criar corredores ecológicos foi a maisrecente solução encontrada pela Índia para tentar acabar com oproblema entre elefantes e seres humanos, que só nos últimos cincoanos causou a morte de 239 pessoas e 265 animais no estado de Assam.

Com o objetivo de evitar que os elefantes invadam as viasurbanas, o Governo regional de Uttaranchal (norte do país) projetouuma rede de onze corredores ecológicos, que conectará os hábitatsnaturais dos elefantes.

"Os humanos estão destruindo as terras onde os elefantes habitame, sem ter para onde ir, eles se dirigem a áreas urbanas", explicouà Efe o ativista Madhulal Valliatte, da ONG "Help in Suffering",dedicada à proteção dos animais.

A entidade vê com bons olhos a rede de corredores, que formará umecossistema sem a presença de vias de trem e estradas, com o intuitode evitar acidentes de trânsito e ataques de elefantes a humanos.

"Os animais necessitam de corredores específicos", asseguraValliatte, que explica que o desenvolvimento econômico na Índia estáaumentando o conflito homem-animal, que em seis anos tirou a vida de39 pessoas e 119 elefantes, apenas em Uttaranchal.

Com a medida, espera-se que os "corredores da paz" garantam aconvivência pacífica entre humanos e elefantes, que só será possívelcom a manutenção das florestas.

O Governo regional de Uttaranchal já destinou fundos à construçãode três dos onze corredores, cujas obras começarão nos próximosmeses.

A tentativa não é inédita. Na África e na Austrália, existemcorredores similares, embora na Índia a solução tenha por objetivofrear um conflito alimentado pela crescente pressão demográfica epelo caos circulatório.

A invasão humana nos ecossistemas dos elefantes traz, muitasvezes, conseqüências drásticas para a população local. Em novembrode 2006, uma manada de elefantes ébrios pisoteou até a morte trêspessoas de uma mesma família em Assam.

Após beber cerveja de arroz depositada em barris numa cidadetribal do leste da Índia, a manada, de 24 elefantes, saiu emdisparada e derrubou a cabana onde habitava a família.

A estimativa é de que Assam tenha a maior população de elefantesde toda a Índia, com 5.300, segundo um censo realizado em 2002.

Embora o conflito entre humanos e elefantes se estenda a toda aÍndia, a situação é mais alarmante nos estados de Uttaranchal, Assame Chatisgarh (no centro do país), segundo o ativista da "Help inSuffering".

O choque homem-animal é freqüentemente visto nas vias detransporte, especialmente nas estradas, que podem abrigar desde"yaks" (tipo de boi doméstico) e elefantes até triciclosmotorizados, além das numerosas vacas.