Topo

Coréia do Sul volta a permitir a pesquisa com células-tronco

23/03/2007 10h21

Seul, 23 mar (EFE).- A Coréia do Sul aprovou hoje a retomada parcial das pesquisas com células-tronco embrionárias, suspensa após o escândalo de um ano atrás envolvendo o cientista sul-coreano Hwang Woo-souk.

Após oito meses de deliberação, o Comitê Ético Genético, formado por 14 especialistas representando a sociedade civil e sete nomeados pelo Governo, deu sinal verde à pesquisa. Mas estabeleceu a condição de que sejam utilizados apenas células descartadas de inseminações artificiais.

Hwang Woo-souk anunciou em fevereiro de 2004 que tinha conseguido clonar 30 embriões a partir de 242 óvulos de 16 mulheres. O falso resultado, porém, foi depois desmascarado.

Na realidade, Hwang não conseguiu clonar células-tronco, apesar de ter utilizado cerca de 2 mil óvulos. Alguns deles foram doados por colaboradoras da equipe.

O uso de métodos considerados antiéticos provocou uma forte polêmica na comunidade científica coreana. Uma comissão de analistas passou a estudar os problemas éticos, econômicos e tecnológicos dos estudos genéticos.

Hoje, numa reunião presidida pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Kim Woo-shik, foi aprovado um projeto de ajuda aos estudos genéticos no valor de 851,5 bilhões de wons (US$ 908 milhões) em 2007. Serão 34,2 bilhões de wons (US$ 36 milhões) para o estudo das células-tronco.