Topo

Brasil critica circuncisão proposta pela OMS como método contra Aids

02/04/2007 19h28

Rio de Janeiro, 2 abr (EFE).- O Brasil não deve adotar a circuncisão como prática de saúde pública para evitar a propagação do vírus da aids, afirmou hoje um responsável da área, ao criticar a suposta efetividade desta técnica contra a epidemia.

Um relatório recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou recorrer à circuncisão generalizada em alguns países como forma de combater o contágio do vírus, depois que estudos feitos na África indicaram que a cirurgia ajuda a fortalecer a pele da glande e criar uma barreira natural contra o vírus HIV.

Para a diretora do Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde, Mariângela Simão, um dos problemas é que, segundo os estudos, a cirurgia para retirar a pele do prepúcio só evita a transmissão da mulher para homem, e não o contrário, segundo Agência Brasil.

Isso significa que apenas os homens estariam protegidos, disse o especialista, ao observar que também não há dados que comprovam a diminuição da transmissão do vírus HIV entre homossexuais.

Segundo a OMS, a circuncisão como arma contra a aids só é aplicável em países onde a epidemia alcança mais de 15% da população e, nesse contexto, ficam excluídos os países da América Latina, entre eles o Brasil, onde a epidemia chega a 0,06% dos habitantes.

"Acho um pouco surpreendentes e até temerárias essas recomendações da OMS e do Programa das Nações Unidas para o HIV/aids", disse Simão à Agência Brasil.

Simão disse temer que os recursos dos países desenvolvidos que hoje são destinados ao tratamento da doença sejam redirecionados às cirurgias de circuncisão nos países onde a técnica é recomendada.

O programa brasileiro de prevenção e combate à aids inclui campanhas de informação, distribuição de graça de preservativos e atendimento gratuito aos doentes com entrega de remédios anti-retrovirais.