Topo

Hepatite B mata 500 mil pessoas por ano na China

09/04/2007 02h38

Pequim, 9 abr (EFE).- A China, país com o maior número de doentes de hepatite B, registra a cada ano 500 mil mortes por este vírus, apesar de existir uma vacina contra ele, informou a Fundação para a Prevenção da Hepatite, citada hoje pela agência "Xinhua".

Com 120 milhões de chineses infectados, o vírus se transformou em endêmico na China e num grave problema sanitário no país mais povoado do mundo (1,3 bilhão), assinalou Wang Zhao, responsável por esta fundação.

A hepatite B crônica é responsável pela cirrose hepática que, por sua vez, pode desencadear danos irreversíveis no fígado e se transformar câncer, diagnósticos das 500 mil mortes registradas por ano no país asiático.

A Fundação para a Prevenção da Hepatite e a empresa farmacêutica Novartis estão trabalhando de forma conjunta num projeto educativo na China para a prevenção da hepatite que, com 120 conferências, deve cobrir a maior parte das cidades do país.

No mundo todo, entre 3% e 6% de população está infectada pela hepatite B, mas só um terço foi exposta ao vírus.

Os sintomas são inflamação do fígado, vômitos e icterícia. A transmissão ocorre por contato sexual sem proteção, transfusões de sangue, reutilização de agulhas e seringas infectadas e transmissão de mãe para filho durante a gravidez.