Cientistas descobrem novos mecanismos moleculares ligados ao câncer

17/04/2007 18h19

Paris, 17 abr (EFE).- Um grupo de cientistas franceses diz ter descoberto uma série de mecanismos moleculares que parecem estar diretamente relacionados ao desenvolvimento de processos cancerígenos.

O jornal "Le Monde" mostrou hoje as conclusões de um estudo realizado por vários laboratórios públicos e privados de Estrasburgo e Nancy, na França.

A pesquisa se baseia no exame de seqüências moleculares derivadas de milhões de análises de lesões cancerígenas, conservadas por cerca de 20 anos em bancos biológicos franceses.

Mais tarde, as mesmas seqüências foram comparadas com as procedentes de tecidos saudáveis.

"Tivemos a sorte de demonstrar que o processo cancerígeno não resulta unicamente das mutações do ácido desoxirribonucleico (DNA), mas está condicionado pelo entorno desse DNA. Descobrimos a chave molecular que faz com que uma lesão cancerígena apareça, já que o DNA e o ácido ribonucleico (RNA) não respeitam as regras universais do código genético", disse o doutor Bernard Bihain.

Sabia-se que as células cancerosas continham proteínas, mas sua seqüência de aminoácidos era desconhecida até agora.

O trabalho parte das pesquisas sobre a genética do câncer, desenvolvidas há décadas. Esses estudos afirmam que os processos cancerígenos são conseqüência de uma série de mutações que levam à desregulação dos genes.

O genoma humano contém cerca de 30 mil genes, e o que se sabia até agora em relação às mutações potencialmente cancerígenas "não permitia explicar a heterogeneidade molecular" observada nesse tipo de doença.

"Para explicar a heterogeneidade, as pesquisas focavam basicamente o DNA e as proteínas. Nós tivemos a idéia de explorar a região intermediária, situada entre o DNA e o RNA, que está na base da produção de proteínas", explicou Bihain.

Os cientistas encontraram anomalias de comunicação entre os dois tipos de ácido, e acreditam que seu estudo torne possíveis novos avanços no diagnóstico e no tratamento do câncer.