Topo

Taiwan reafirma direito de entrar para OMS com seu próprio nome

17/04/2007 11h57

Taipé, 17 abr (EFE).- O presidente taiuanês, Chen Shui-bian, criticou hoje a diretora geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, por ter afirmado que não podia aceitar a solicitação de entrada de Taiwan.

A China, acrescentou ontem Margaret Chan, aceita no entanto que a OMS dialogue diretamente com a ilha.

Chen, durante uma audiência com parlamentares americanos, reiterou o direito da ilha de pedir a entrada na OMS sob o nome de Taiwan. O processo de filiação está parado há 10 anos.

"Não sendo possível a entrada sob o nome oficial de 'República da China', a denominação 'Taiwan' é a mais adequada", disse o chefe de Estado. Ele acrescentou que 94,9% dos taiuaneses apóiam a entrada do país na OMS com o nome de "Taiwan" e como membro de pleno direito.

"Os 23 milhões de taiuaneses não devem ser privados da proteção da OMS", argumentou.

O governante Partido Democrata Progressista (PDP) criticou as declarações da diretora geral da OMS à "CNN", nas quais ela defendeu o princípio de que Taiwan é parte da China.

"A OMS nunca aprovou resolução alguma sobre o 'princípio de que Taiwan é parte da China' e nem todos os seus membros estão de acordo com esse princípio", disse o diretor de Assuntos Internacionais do PDP, Winston Dang.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Qin Gang, disse ontem que "a OMS é um órgão especializado da ONU, ao qual só podem pertencer estados soberanos, e isso exclui Taiwan".