Topo

Quinto turista a viajar ao espaço volta amanhã para a Terra

20/04/2007 18h04

Moscou, 20 abr (EFE).- A nave Soyuz TMA-9, com dois astronautas e o quinto turista espacial, o milionário americano de origem húngara Charles Simonyi, aterrissará amanhã na Terra às 9h30 (de Brasília), informou hoje a agência espacial russa Roscosmos.

Junto com Simonyi, retornarão da Estação Espacial Internacional (ISS) o cosmonauta russo Mikhail Tyurin e o americano de origem espanhola Michael López-Alegria, que passaram mais seis meses em órbita como integrantes da 14ª tripulação da plataforma.

O porta-voz da Roscosmos, Igor Panarin, disse que os três entrarão na nave às 3h06 de sábado, quando checarão o fechamento hermético das escotilhas e o funcionamento dos equipamentos, para, às 6h11, se separarem da plataforma orbital.

O estado de saúde dos cosmonautas é bom, assegurou Panarin à agência "Interfax".

Por sua vez, o Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia disse que os três tripulantes da nave já "fizeram as malas" e praticaram exercícios físicos para se adaptarem melhor à gravidade terrestre.

A nave aterrissará em uma área 135 quilômetros ao norte da localidade de Dzheskazgan, no sul do Cazaquistão (Ásia Central), onde aviões, helicópteros e jipes estarão aguardando-a.

O retorno da Soyuz foi adiado em um dia devido a uma enchente na região de Arkalik, no norte do Cazaquistão, onde inicialmente aterrissaria.

Na estação espacial, ficarão os membros da 15ª tripulação da ISS, os russos Fiodor Yurchijin e Oleg Kotov, que chegaram à plataforma com Simonyi a bordo de nave Soyuz TMA-10 em 9 de abril e substituíram Tyurin e López-Alegria.

Junto com os russos, como terceira integrante da ISS-15, está a astronauta da Nasa Sunita Williams, que chegou ao laboratório orbital no ônibus "Discovery" em dezembro.