Topo

Nave russa inicia retorno à Terra com dois astronautas e um turista

21/04/2007 07h19

Moscou, 21 abr (EFE).- A nave Soyuz TMA-9, com dois astronautas eum turista a bordo, partiu hoje da Estação Espacial Internacional(ISS) rumo à Terra.

"Às 16h30 em Moscou (9h30 em Brasília), o módulo de aterrissagemda Soyuz TMA-9 com os tripulantes aterrissará nos estepes da ÁsiaCentral, 135 quilômetros ao norte da cidade de Dzheskaza", noCazaquistão, informou Valeri Lyndin, porta-voz oficial do Centro deControle de Vôos Espaciais, na cidade de Koroliov, perto de Moscou.

Além do quinto turista cósmico, o milionário americano de origemhúngara Charles Simonyi, retornam da ISS o cosmonauta russo MikhailTyurin e o americano Michael López-Alegria, que passaram mais deseis meses em órbita como integrantes da 14ª tripulação (ISS-14).

Na área da aterrissagem, os astronautas serão recebidos porvárias equipes de resgate que acompanharão a descida em aviões,helicópteros e veículos 4x4.

O retorno da Soyuz foi adiado em um dia devido a uma inundação naregião de Arkalik, no norte do Cazaquistão, onde inicialmentedeveria aterrissar, e o local teve que ser mudado para garantir asegurança dos cosmonautas e o acesso dos grupos de resgate.

Ficaram na estação espacial os membros da tripulação ISS-15, osrussos Fiodor Yurchijin e Oleg Kotov, que chegaram à órbita comSimonyi a bordo da nave Soyuz TMA-10 em 9 de abril e substituíramTyurin e López-Alegria.

Junto a eles, como terceira integrante da ISS-15, está aastronauta da Nasa Sunita Williams, que chegou ao laboratórioorbital na nave Discovery em dezembro.