Topo

Enxaqueca aumenta risco de ataques cardíacos em homens

23/04/2007 20h41

Washington, 23 abr (EFE).- Homens que sofrem com freqüência de enxaqueca podem correr um maior risco de apresentar doenças cardiovasculares e, especialmente, ataques cardíacos, segundo um artigo publicado pela revista "Archives or Internal Medicine".

As enxaquecas são dores de cabeça recorrentes, que podem ser leves ou muito fortes, e são normalmente acompanhadas de perturbações visuais, enjôos, náusea, vômitos ou maior sensibilidade à luz e ao som.

Segundo as autoridades médicas, mais de 28 milhões de pessoas nos Estados Unidos sofrem da doença, que se torna mais intensa na meia idade. Aproximadamente 18% das mulheres e 6% dos homens apresentam sintomas típicos de enxaqueca.

No entanto, a Universidade de Harvard realizou um estudo referente apenas às enxaquecas nos homens.

Tobias Kurth, da Escola de Medicina da universidade, e seus colegas estudaram os casos de 20.084 homens, com idades entre 40 a 84 anos, sem uma história anterior da doença cardíaca.

Desde a data em que o estudo teve início, entre 1981 e 1984, até 2005, foram enviados aos homens inúmeros questionários sobre seu estado de saúde cardiovascular.

Foram analisadas doenças como infarto cerebral, infarto cardíaco ou morte por doença cardiovascular. Também foram objeto de avaliação a angioplastia, a cirurgia de desvio coronariano e a angina.

Mesmo assim, os médicos classificaram como afetados por enxaquecas aqueles que sofreram os sintomas apenas nos cinco primeiros anos.

Cerca de 7% dos participantes afirmaram terem tido a doença.

"Se compararmos os homens que não sofreram de enxaqueca com aqueles que afirmaram terem tido os sintomas desse mal, verificamos que o segundo grupo apresentou um risco significativamente mais alto de doença cardiovascular e infarto cardíaco", evidenciaram os autores.

A maior incidência da doença cardiovascular para cada 10 mil homens por ano foi de 8,5 para aqueles que não sofreram enxaquecas e de 10,4 para aqueles que tiveram a doença.