Topo

OMS alerta para "falsa segurança" com a redução de casos de H5N1

26/04/2007 02h56

Pequim, 26 abr (EFE).- Especialistas da China e da Organização Mundial da Saúde (OMS) avisaram hoje em Pequim que o menor número de notícias na imprensa sobre casos de gripe aviária e a diminuição das infecções em alguns países criaram uma "falsa sensação de segurança" que deve ser evitada, porque "ainda há perigo de pandemia".

"A ameaça não acabou. No Egito, este ano, houve 16 casos em humanos, e o caso mais recente na China foi em março", destacou hoje Nima Asgari, epidemiologista da OMS, ao apresentar um programa de prevenção da gripe aviária, em Pequim.

Asgari destacou que o número relativamente pequeno de casos em humanos "gera uma sensação falsa de segurança" que pode ser perigosa.

O especialista participou da apresentação de um projeto conjunto dos ministérios de Finanças, Saúde e Agricultura chineses, para melhorar os sistemas de prevenção da gripe aviária.

O projeto tem um custo de US$ 2,65 milhões, doados pela União Européia e Austrália (entre outros) através do Banco Mundial (BM), segundo explicou à Efe a subdiretora para a China e Mongólia da entidade financeira, Liu Xiaoyun.