Topo

Stephen Hawking experimenta a falta de gravidade do espaço

27/04/2007 00h57

Washington, 26 abr (EFE).- O cientista inglês Stephen Hawking, um astrofísico que passou quase toda a sua vida numa cadeira de rodas, flutuou livremente no espaço durante uma viagem até os limites da atmosfera, informou hoje a empresa encarregada da excursão.

Hawking, de 65 anos e um estudioso que aprofundou o conhecimento humano sobre a origem do universo e a existência dos buracos negros, experimentou a falta de gravidade como passageiro de um avião.

"Tudo aconteceu perfeitamente. O avião está de volta com seu passageiro", disse à agência Efe um porta-voz da Zero Gravity. A empresa se dedica às viagens deste tipo, cobrando US$ 3.750 por pessoa.

"Como podem imaginar, estou entusiasmado. Estive nesta cadeira de rodas durante quase 40 anos e flutuar livremente na gravidade zero será maravilhoso", disse Hawking, minutos antes de embarcar.

Ao descer do avião, após a sua experiência, Hawking não escondia a sua felicidade.

"Foi incrível. A sensação de gravidade zero foi fabulosa. Queria continuar lá", disse o cientista.

"Ele fez ginástica na falta de gravidade do espaço como se estivesse nos Jogos Olímpicos", comentou um porta-voz da empresa.

O cientista inglês sofre de esclerose lateral amiotrópica, uma doença que impede os movimentos das mãos e dos pés. Ele só pode fazer gestos faciais limitados e se comunica através de um computador.

"Quero demonstrar ao mundo que qualquer pessoa pode viver este tipo de experiência", afirmou.

O interior do avião foi modificado com almofadas para proteger os viajantes. Ele também conta com várias câmeras de televisão que gravam as imagens do passeio. Uma equipe médica foi destacada para acompanhar o estado de Hawking.

Para Hawking, que viajou de graça, a excursão não foi só um ato de relações públicas da Zero Gravity. O astrofísico disse que este tipo de empresa é necessário e, com mais viagens, o turismo espacial será cada vez mais acessível.

"Em última instância, a sobrevivência da humanidade dependerá da sua capacidade de viajar através do espaço", previu.