Topo

Estação Espacial Internacional aumenta altura de sua órbita em 4,2 km

28/04/2007 10h08

Moscou, 28 abr (EFE) - A Estação Espacial Internacional (ISS), por seus próprios meios, aumentou hoje em 4,2 quilômetros a altura de sua órbita, disse o Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia.

A manobra ocorreu às 10h40 (7h40 de Brasília), por meio do acionamento de dois propulsores do módulo russo Zvezda, a maior das quatros unidades habitáveis da ISS, disse Nikolai Kriuchkov, porta-voz do CCVE.

Kriuchkov acrescentou que os propulsores funcionaram durante pelo menos 80 segundos, com o que a altura média da órbita da ISS aumentou em 4,2 quilômetros.

"A altura de órbita média da ISS é uma medida de referência, porque, na verdade, o plataforma segue uma órbita elíptica cuja altura em relação à superfície da Terra varia", explicou Kriuchkov à agência "Interfax".

O porta-voz ressaltou que, na maioria dos casos, o aumento da órbita ocorre com a ajuda das naves de cargas Progress ou das naves americanas não enganchadas no laboratório espacial.

Na quarta-feira, o CCVE havia feito um teste bem-sucedido para elevae a órbita da ISS com a ajuda dos propulsores do módulo Zvezda.

Segundo Kriuchkov, o objetivo era otimizar os parâmetros de vôo da ISS para o acoplamento da nave de carga Progress M-60, cujo lançamento está previsto para o dia 12 de maio e que se enganchará à plataforma orbital dois dias depois.

Além disso, o porta-voz disse que os especialistas do CCVE conseguiram comprovar o funcionamento dos propulsores do módulo Zvezda.

De acordo com Kriuchkov, a manobra foi realizada em regime automático, sem a participação dos atuais cientistas instalados na estação, os russos Fedor Yurchijin e Oleg Kotov, além da americana Sunita Williams.