Astrônomos descobrem novo planeta fora do nosso sistema solar

06/05/2007 05h32

Jerusalém, 6 mai (EFE).- Uma equipe internacional de astrônomos liderada pelo israelense Zvi Mazeh, da Universidade de Tel Aviv, descobriu um novo planeta, o HAT-P-2b, a 400 anos luz da Terra, informa hoje o jornal "Jerusalem Post".

O descobrimento do novo planeta foi alcançado após 26 mil medições da intensidade da luz de sua "estrela mãe", a HD 147509, à qual circula a cada 5,6 dias e gera uma temperatura de 1.500 graus ao se aproximar, embora perca centenas deles ao se afastar em sua órbita elíptica.

Cooperaram nas medições três pequenos observatórios de Israel, o de Keck - o maior do mundo -, que o seguia quando aparecia o Sol, no Havaí, e outro no Arizona, Estados Unidos.

Até o momento foram detectados cerca de 200 planetas fora do sistema solar, e 14 deles, como o novo, giram em uma órbita elíptica ao redor de uma estrela, e todos possuem uma densidade similar à de Júpiter, explicou Mazeh.

Outra particularidade do "HAT" é que ele se movimenta mais perto da "estrela mãe" que qualquer outro planeta do sistema solar da Terra.

Além disso, é oito vezes maior que Júpiter, o maior dos planetas conhecidos que, como a Terra, giram em torno do Sol.

Como o "ano" do novo planeta é de menos de seis dias ao redor de sua estrela, as mudanças climáticas são radicais ao longo da órbita, informou.

O descobrimento, disse o astrônomo, reforça a impressão de que o espaço abrange muitos sistemas planetários "significativamente diferentes dos conhecidos".

"O fenômeno nos faz sentir a grandeza do ser humano por sua habilidade para investigar a imensidade do espaço, e também a insignificância do homem dentro do sistema", comentou Mazeh.