Topo

Vietnã confirma morte de 200 patos infectados pela gripe aviária

06/05/2007 05h02

Hanói, 6 mai (EFE).- As autoridades vietnamitas confirmaram hoje que os 200 patos que morreram esta semana em uma fazenda do centro do país tiveram resultado positivo para gripe aviária, doença que causou a morte de 42 pessoas no país asiático.

"As análises do Governo mostram que os patos estavam infectados pelo vírus H5N1", disse Nguyen The Do, do Departamento de Saúde Animal da província de Nghe An, cerca de 290 quilômetros ao sul de Hanói.

O funcionário acrescentou que a fazenda onde as aves eram criadas foi desinfetada e que nenhuma das pessoas em contato com os patos foi contaminada pela doença.

O foco acontece após um espaço de um mês sem casos de gripe aviária na cabana avícola vietnamita.

As autoridades sanitárias do país assinalam que o vírus está sendo contido graças aos sacrifícios maciços das aves contaminadas e à vacinação das que não estão doentes.

Mais de 100 milhões de aves, entre frangos e patos, foram vacinadas este ano para evitar a expansão da gripe aviária.

Hanói lançou uma campanha de educação e prevenção que desaconselha consumir sangue cru de pato, prática muito comum no país.

O Vietnã era o epicentro da gripe aviária até que foi superado pela Indonésia, onde morreram 63 pessoas pela doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).