Topo

Site do WWF mostra a crianças como salvar ursos polares da mudança climática

07/05/2007 04h00

Genebra, 6 mai (EFE).- O Fundo Mundial para a Natureza (WWF) apresentou hoje um novo site que ensina as crianças a salvar os ursos polares da ameaça que a mudança climática representa.

O organismo internacional, com sede em Gland (Suíça), informou hoje, em comunicado, que o site "Salvemos os ursos polares", desenvolvido pelo Programa de Rastreamento de Ursos Polares do WWF conjuntamente com a empresa fotográfica Canon, está voltado para crianças de entre 7 e 11 anos.

Usando dois ursos polares virtuais, Auro e Borea, as crianças aprendem as ameaças que o aquecimento global gera no entorno desses animais e com que ações podem contribuir para frear a mudança climática.

O site está localizado em www.panda.org/polarbears.

O diretor de operações do WWF, Paul Steele, disse em comunicado que, com esta iniciativa, se espera "poder chegar aos corações das crianças para que as gerações futuras tenham o conhecimento e o ímpeto necessário para mudar seu estilo de vida e conservar o meio ambiente".

O Programa de Rastreamento de Ursos Polares foi criado em 2002 pelo WWF e pelo Instituto Norueguês Polar para seguir os movimentos dos ursos no arquipélago de Svalbard, no Ártico, já que estes animais são indicadores-chave da mudança climática e de seu efeito neste território.

Por causa do aquecimento global, as grandes massas de gelo do Ártico estão se desfazendo dia a dia, reduzindo cada vez mais o habitat natural dos ursos polares.

O WWF alertou que, "a menos que a humanidade aja imediatamente para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa, como o dióxido de carbono, não poderemos salvar os ursos polares".