Topo

OMS pede à China que controle pesticidas para evitar suicídios

08/05/2007 02h07

Pequim, 8 mai (EFE).- A China registra o maior número de suicídios do planeta, com 280 mil por ano, segundo dados não atualizados, e mais da metade deles é cometida com o consumo de pesticidas, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a pedir que o Governo chinês passe a controlar o uso dos produtos.

"Analisando o que as pessoas tomam, os pesticidas são o maior assassino. Muitas pessoas só querem chamar a atenção, mas, se tomam pesticidas, não há salvação", disse Henk Bekedam, representante na China da OMS, segundo o jornal oficial "China Daily".

Os pesticidas são muito usados nas zonas rurais da China, onde se registra a maior percentagem de suicídios, principalmente entre mulheres. A sua ingestão representa 60% dos 280 mil suicídios anuais no país.

Bekedam sugeriu impedir o acesso doméstico aos pesticidas, com a criação de centros de armazenagem nas localidades rurais, durante uma reunião do Comitê de Resíduos de Pesticidas.

Segundo fontes consultadas pela Efe, o índice de suicídios na China pode ser ainda superior ao oficial. Os números anunciados são de uma enquete realizada há uma década.