Cientistas descobrem que ratos regeneram pêlo em área com ferimento

16/05/2007 14h01

Londres, 16 mai (EFE) - Uma equipe de cientistas americanos descobriu que ratos adultos conseguem regenerar os folículos capilares e o pêlo na região em que foram feridos.

Segundo o estudo, publicado hoje na revista de ciências britânica "Nature", os resultados ajudarão a pôr fim às discussões, iniciadas há 50 anos, que apontam para a possibilidade de os folículos do pêlo conseguirem se regenerar.

Durante a segunda metade do século XX, a maioria das pesquisas científicas indicava que os folículos dos mamíferos se formavam apenas durante a etapa de desenvolvimento e que a perda dos pêlos nos adultos seria permanente.

Dirigido pelo cientista George Cotsarelis, o estudo demonstra que as feridas capilares dos ratos expostas a uma via de controle celular alterada, conhecida como WNT, potencializa a formação de novos folículos capilares, enquanto inibir esta rota de sinalização após a regeneração do cabelo previne a formação de novos folículos.

A WNT é o dispositivo que uma célula normal precisa ativar para dar início a um processo de crescimento celular e está envolvida no desenvolvimento dos folículos capilares e em seu ciclo de crescimento.

A pesquisa sugere que as feridas capilares geram um estado na pele similar ao embrionário, que proporciona uma via para a regeneração do pêlo na região.

Segundo os cientistas, da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia (EUA), a pele dos mamíferos responde às feridas com plasticidade e uma capacidade regenerativa muito maior do que conhecida anteriormente.