Topo

Observatório suíço detecta pela primeira vez um planeta de gelo

16/05/2007 14h27

Genebra, 16 mai (EFE).- Um grupo de cientistas de um observatório suíço informou hoje que detectou o primeiro planeta de gelo conhecido até agora, que tem as dimensões de Netuno e fica fora do sistema solar, a 30 anos luz da Terra.

O exoplaneta, como os astrônomos definem os planetas que não fazem parte de nosso sistema solar, é composto de água sob a forma de gelo quente, estado físico que não existe na Terra, assinalou o observatório de Saint-Luc, situado em Anniviers, através de uma nota à imprensa.

Pela proximidade com sua estrela, os especialistas calculam que a temperatura da superfície do astro é de 300°C, por isso que a água de sua atmosfera está no estado de vapor e, no interior, em forma de gelo quente.

Segundo o observatório, a descoberta demonstra pela primeira vez a existência de planetas com água a pouca distância de sua estrela, o que significa que "alguns deles poderiam possuir uma atmosfera menos quente, o que favoreceria a existência de água líquida".

Em abril, cientistas da Organização Européia para a Pesquisa Astronômica no Hemisfério Austral (ESO) descobriram outro exoplaneta com temperaturas muito similares às da Terra, embora não tenham encontrado indícios da existência de água e vida.