Topo

Biólogos escoltam baleias perdidas na Califórnia de volta ao oceano

17/05/2007 19h15

San Francisco (EUA.), 17 mai (EFE).- Um grupo de biólogos utilizará hoje sons especiais para convencer duas baleias feridas e perdidas no rio Sacramento, na Califórinia, a voltarem para o oceano.

São duas "baleias corcundas": uma mãe de quase 14 metros e seu filho de cerca de sete. Desde domingo, elas vinham subindo o rio Sacramento até que alcançaram a capital californiana, de mesmo nome.

Os animais estão feridos, possivelmente por causa do atrito com as hélices dos navios ao entrarem no delta. Por isso, a volta a seu habitat é cada vez mais urgente, afirmam os especialistas.

Os biólogos planejam utilizar alto-falantes submergíveis para reproduzir as mesmas "canções" que deram resultado em 1985, quando uma baleia apelidada de Humphrey se aventurou no rio durante quase um mês. Essa não foi tão longe, porém.

Quando iniciarem o caminho rumo ao oceano, alguns navios fecharão a passagem para impedir que voltem.

As baleias foram vistas pela primeira vez no domingo, quando entraram no delta de San Joaquín.

Na terça-feira à noite, já estavam próximas a Sacramento, em um canal que chega até o porto comercial da cidade. No entanto, o rio não tem a profundidade necessária para que as baleias possam continuar sua excursão para o interior.

"Essas baleias, provavelmente, voltaram do México (de onde emigram no inverno), e suas reservas de gordura estão em seu nível mais baixo", disse Frances Gullan, veterinário do Centro de Animais Mamíferos Marinhos de Sausalito.

Esses mamíferos se alimentam de anchovas, sardinhas e outros pequenos peixes marítimos. "Obviamente, aqui não há alimento suficiente para mantê-las", disse o biólogo do Serviço Nacional de Pesca Marinha Joe Cordaro.