Topo

Arqueólogos explicam método de Alexandre Magno para derrotar fenícios

21/05/2007 16h55

Paris, 21 mai (EFE).- Pesquisadores franceses deram uma explicação ao método usado por Alexandre Magno (356-323 a.C.) para conquistar a cidade fenícia de Tiro, que resistiu durante meses ao assédio dos navios gregos.

O Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS) da França publicou hoje as conclusões de um estudo que demonstra que os engenheiros de Alexandre Magno aproveitaram o fundo arenoso do litoral para criar uma espécie de caminho elevado de um quilômetro que permitiu chegar a Tiro por terra.

O fato de Tiro, então uma rica cidade mercantil, ficar numa ilha próxima à costa tornou-a inexpugnável durante muito tempo. O longo assédio da armada grega no ano 332 a.C. foi infrutífero. Por isso, a vitória das tropas de Alexandre só aconteceu com a invasão terrestre.

Os historiadores já conheciam o fato de que o rei macedônio tinha feito construir um caminho para unir o território continental à ilha, mas não sabiam como.

Os pesquisadores do CNRS ressaltaram que o litoral de Tiro foi inundado pela alta das águas 8.000 atrás anos e a já então ilha foi recortada por uma nova alta 2.000 anos mais tarde.

Estes movimentos criaram fundos marinhos de sedimentos finos, cuja acumulação aumentou progressivamente e deu lugar a um istmo entre um e dois metros abaixo do nível do mar. Esse istmo arenoso pode ter servido de plataforma para, com novos depósitos por parte dos engenheiros de Alexandre, permitir a construção do caminho.