Topo

Pescadores capturam exemplar de celacanto nas águas das ilhas Célebes

21/05/2007 01h30

Jacarta, 21 mai (EFE).- Pescadores indonésios capturaram nas águas das ilhas Célebes um celacanto, o maior exemplo de "fóssil vivo", denominação para as espécies não-extintas que são extremamente parecidas com as identificadas através de fósseis, informou hoje a imprensa local.

O celacanto (Latimeria Chalumnae), que tinha um metro de comprimento, morreu horas depois de ser apanhado pelas redes dos pescadores, indicou a agência "Antara".

Durante décadas acreditou-se que os celacantos tinham sido extintos junto aos dinossauros, até que em 1938 um exemplar foi capturado nas ilhas sul-africanas de Comoro.

Após essa inédita captura, aconteceram algumas poucas aparições desse peixe no litoral oriental africano e no norte das ilhas Célebes.

O celacanto, uma das espécies de peixes mais antigas do mundo, parece ter mudado muito pouco ao longo dos séculos, e continua sendo um enigma para a comunidade científica.

Estes peixes vivem a uma profundidade entre 200 e 1.000 metros, podem chegar aos dois metros de comprimento e a pesar mais de 90 quilos.

A Indonésia é o país com maior biodiversidade marinha do mundo e o segundo maior em biodiversidade terrestre, depois do Brasil, mas possui a lista mais longa de animais em risco de extinção.