Topo

Morre terceira criança por febre aftosa na China

24/05/2007 09h14

Pequim, 24 mai (EFE).- Uma criança de onze meses foi a terceira vítima da epidemia de febre aftosa que afetou mais de mil pessoas na província de Shandong, leste da China, informou hoje a agência oficial "Xinhua".

O bebê foi internado no Hospital Popular de Linyi na segunda-feira, com sintomas de febre e brotoejas, segundo a equipe médica.

"Sua condição era estável na segunda-feira, mas de repente piorou na manhã de terça-feira", disse Bao Wenhui, subdiretor do departamento.

O bebê morreu na quarta-feira, após várias tentativas dos médicos de reanimá-lo.

As outras duas vítimas desta epidemia de aftosa foram um bebê de 14 meses e uma menina de dois anos que morreram em abril também em Linyi.

Os sintomas da febre aftosa são febre, irritação e brotoejas nas mãos e nos pés, e costumam começar freqüentemente com um dor de garganta.

A doença é transmitida entre humanos através das mucosas do nariz e da garganta, e, em caso de complicação, pode ser letal.

Não tem relação alguma com o vírus do mesmo nome que afeta normalmente o gado bovino, ovino e suíno, que não se transmite ao ser humano pela ingestão de carne infectada.

A cidade de Linyi registrou 1.263 casos de febre aftosa desde abril. Na província de Shandong foram 2.477 casos de febre aftosa em 2005, dos quais um morreu; e 3.030 casos em 2006, dois deles letais.